Texto publicado originalmente no site do Portal Imprensa, em 01/09/2017
Fake news são um problema da sociedade
Artigo vencedor do Foca na IMPRENSA (Julho/2017), por Camila
Mirella da Silva Carvalho
Tema: "A proliferação de notícias falsas abre espaço
para agências de verificação. Veículos de imprensa passaram a apostar em
equipes de fact-checking próprias para combater quantidade de fake news
existente na internet. Negar a existência de um boato é dever do
jornalismo?"
AUTORA: Camila Mirella da Silva Carvalho
Faculdades Integradas Icesp/Promove de Brasília - 5º
semestre
"Fake news são um problema da sociedade"
As fake news (notícias falsas) não é um problema apenas do
jornalismo, mas de toda sociedade. Até o Facebook já declarou guerra contra
elas. Isso porque boa parte dessas informações imprecisas são disseminadas nas
redes sociais. O jornalista tem a responsabilidade de combater notícias falsas.
Está no artigo quarto do código de ética dos jornalistas, onde lê-se: "O
compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos
fatos". Isso significa que além de divulgar apenas o que é verdadeiro o
profissional também deve combater a proliferação de boatos que na maioria das
vezes são sobre temas de interesse público, o que requer ainda mais dedicação no
esclarecimento da verdade.
Até o Papa Francisco já foi vítima das fake news e declarou:
"a desinformação é provavelmente o maior pecado que um meio de comunicação
pode cometer, porque dirige a opinião pública a uma direção única e omite parte
da verdade". Isso significa que um meio de comunicação deve informar
sempre a verdade do que está acontecendo para que não haja espaço para as fake
news. As fake news são notícias falsas com um alto teor de sensacionalismo,
seus criadores tem apenas um objetivo: cliques. Quanto mais cliques em um site
de notícias, mais publicidade esse site vai conseguir e consequentemente obterá
dinheiro também.
Com isso, a checagem nunca foi tão importante, é um dos
métodos mais importantes no jornalismo. Sem uma boa checagem o jornalista corre
risco de publicar algo impreciso, exagerado, contraditório e até mesmo falso.
Assim, é fundamental que essa etapa da apuração da notícia seja feita de forma
minuciosa para que possíveis erros sejam sanados. Pesquisar, investigar a fonte
da informação, ir a campo, buscar por dados oficiais para que a notícia seja
clara, precisa e sobretudo verdadeira.
Esse método de checagem abriu espaço para uma nova área do
jornalismo, o fact-checking (checagem de dados). O fact - checking é um
trabalho minucioso que tem como objetivo checar a veracidade ou não de uma
determinada declaração. É uma ferramenta para combater as notícias falsas.
Alguns meios de comunicação brasileiros já apostaram em uma plataforma própria
e exclusiva de fact - checking. Uma dessas instituições foi o jornal carioca, O
Globo, que deu espaço para o blog Preto no Branco que surgiu em 2014 para
checar as declarações dos candidatos à presidência naquela época.
A checagem detalhada das informação se faz cada vez mais
necessária, devido a disseminação de tantas notícias em diferentes plataformas.
Desta forma é imprescindível a criação de agencias ou plataformas próprias e
também contratação de terceiras para que os jornalistas dos meios de
comunicação brasileiros possam checar e re-checar a informação, ir ás ruas, e
fazer um bom jornalismo negando as fake news e mostrando sempre a verdade.
Texto reproduzido do site: portalimprensa.com.br
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