segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Fake news são um problema da sociedade


Texto publicado originalmente no site do Portal Imprensa, em 01/09/2017

Fake news são um problema da sociedade

Artigo vencedor do Foca na IMPRENSA (Julho/2017), por Camila Mirella da Silva Carvalho

Tema: "A proliferação de notícias falsas abre espaço para agências de verificação. Veículos de imprensa passaram a apostar em equipes de fact-checking próprias para combater quantidade de fake news existente na internet. Negar a existência de um boato é dever do jornalismo?"

AUTORA: Camila Mirella da Silva Carvalho

Faculdades Integradas Icesp/Promove de Brasília - 5º semestre

"Fake news são um problema da sociedade"

As fake news (notícias falsas) não é um problema apenas do jornalismo, mas de toda sociedade. Até o Facebook já declarou guerra contra elas. Isso porque boa parte dessas informações imprecisas são disseminadas nas redes sociais. O jornalista tem a responsabilidade de combater notícias falsas. Está no artigo quarto do código de ética dos jornalistas, onde lê-se: "O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos". Isso significa que além de divulgar apenas o que é verdadeiro o profissional também deve combater a proliferação de boatos que na maioria das vezes são sobre temas de interesse público, o que requer ainda mais dedicação no esclarecimento da verdade.

Até o Papa Francisco já foi vítima das fake news e declarou: "a desinformação é provavelmente o maior pecado que um meio de comunicação pode cometer, porque dirige a opinião pública a uma direção única e omite parte da verdade". Isso significa que um meio de comunicação deve informar sempre a verdade do que está acontecendo para que não haja espaço para as fake news. As fake news são notícias falsas com um alto teor de sensacionalismo, seus criadores tem apenas um objetivo: cliques. Quanto mais cliques em um site de notícias, mais publicidade esse site vai conseguir e consequentemente obterá dinheiro também.

Com isso, a checagem nunca foi tão importante, é um dos métodos mais importantes no jornalismo. Sem uma boa checagem o jornalista corre risco de publicar algo impreciso, exagerado, contraditório e até mesmo falso. Assim, é fundamental que essa etapa da apuração da notícia seja feita de forma minuciosa para que possíveis erros sejam sanados. Pesquisar, investigar a fonte da informação, ir a campo, buscar por dados oficiais para que a notícia seja clara, precisa e sobretudo verdadeira.

Esse método de checagem abriu espaço para uma nova área do jornalismo, o fact-checking (checagem de dados). O fact - checking é um trabalho minucioso que tem como objetivo checar a veracidade ou não de uma determinada declaração. É uma ferramenta para combater as notícias falsas. Alguns meios de comunicação brasileiros já apostaram em uma plataforma própria e exclusiva de fact - checking. Uma dessas instituições foi o jornal carioca, O Globo, que deu espaço para o blog Preto no Branco que surgiu em 2014 para checar as declarações dos candidatos à presidência naquela época.

A checagem detalhada das informação se faz cada vez mais necessária, devido a disseminação de tantas notícias em diferentes plataformas. Desta forma é imprescindível a criação de agencias ou plataformas próprias e também contratação de terceiras para que os jornalistas dos meios de comunicação brasileiros possam checar e re-checar a informação, ir ás ruas, e fazer um bom jornalismo negando as fake news e mostrando sempre a verdade.

Texto reproduzido do site: portalimprensa.com.br

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