segunda-feira, 16 de abril de 2018

O famoso Chapéu Panamá

 Tom Jobim – Santos Dumont e Getúlio Vargas (ao centro) e Roosevelt (à esquerda)
 Ambos de Chapéu Panamá.

Trecho de artigo extraído do site Vintage Blog

Chapéu Panamá...

Hoje vamos falar de um modelo de chapéu que é muito querido por nós brasileiros: o Chapéu Panamá! Este modelo, além de possuir uma história bastante curiosa, que por incrível que pareça não vem do Panamá, é muito adequado para o clima de nossa bela América Latina. Mas como usar o chapéu panamá?

Tanto o Chapéu Panamá Original (o que é confeccionado artesanalmente no Equador) como o Chapéu Tipo Panamá ficam perfeitos em looks mais tropicais, envolvendo tecidos leves e estampas coloridas. A palha sintética ou legítima por serem claras refletem boa parte dos raios solares, protegendo e não esquentando tanto mesmo sob sol! O chapéu Panamá tornou-se uma aposta certa para o verão, podendo ser utilizado em dias de praia, piscina, e também passeios ao ar livre. Logo mais, postaremos looks com chapéus panamá para você se inspirar!


História do Chapéu Panamá

De origem equatoriana, o chapéu Panamá já fez a cabeça de muita gente! Muito tradicional há mais de 100 anos, o chapéu leva o curioso nome que não é de sua origem. O chapéu de palha Carludovicapalmata, mais conhecido como palha toquilla, levou fama em 1914, quando o presidente norte-americano Theodore Roosevelt visitou o país para inaugurar o Canal Panamá. O presidente de traje formal foi fotografado usando um chapéu que atribuiu o nome de Panamá. A fotografia teve repercussão repentina no mundo todo, tornando o chapéu um sucesso e aumentando sua comercialização.

Origem do Chapéu Panamá

Até então, o acessório era muito difundido no Equador. No século XVI, quando espanhóis conquistaram o Equador, o chapéu do Equador conquistou os espanhóis: os colonizadores aproveitaram o belo trabalho dos indígenas e, já no século XVIII, era muito comum a utilização dos chapéus de palha toquilla pela nobreza espanhola.

Após a independência do Equador, o empresário Manoel Alfaro, estabeleceu uma fábrica de produção de chapéus em Montecristi, junto da expansão da França, aproveitou a importância comercial do Panamá e passou a exportá-lo. O chapéu tornou-se atração no mundo todo, porém, devido o seu nome, há sempre associação dos chapéus equatorianos ao Panamá. Separamos algumas imagens para vocês verem como a confecção artesanal do chapéu panamá legítimo com a palla toquilla, que à propósito, foi declarada pela Unesco em 2012 como Patrimônio Imaterial da Humanidade! Belíssimo trabalho!

Produção do Chapéu Panamá

Além do presidente Roosevelt, estrelas de Hollywood contribuíram com a popularização do chapéu, tanto dentro e fora das telas; produções de renome como “E o vento levou…” e “Casablanca”, também auxiliaram em sua comercialização, pois, era comum atores, músicos e pessoas da alta sociedade utilizando um chapéu Panamá. Tom Jobim, Getúlio Vargas e Santos Dumont também utilizaram o acessório, tornando-o ícone de estilo e com muita história.

Tipos de Chapéus Panamá

Conhecido em sua forma tradicional, de cor clara e faixa preta, também passou por repaginação, aderindo a novos formatos e cores, alguns com abas mais largas e tonalidades diferentes. Normalmente, são encontrados os chapéus Panamá originais (artesanais) e os similares, que são os chapéu tipo panamá. Eles são bastante semelhantes aos originais, mas a palha é sintética, sendo dispensado o delicado trançado artesanal dos artesãos...

Trecho de artigo extraído do site: vintageblog.com.br

Um comentário: