segunda-feira, 30 de abril de 2018

A técnica de Bill Gates para educar os filhos

Bill Gates (Foto: Spencer Platt/ Getty Images)

Publicado originalmente no site da revista Época Negócios, em 29/04/2018 

A técnica de Bill Gates para educar os filhos

Método "amor e lógica" se baseia no controle emocional para não cultivar reações explosivas e na atitude de amar as crianças independente daquilo que elas conquistam - ou não

Bill Gates não finge que a divisão de trabalho em sua casa é igualitária. Quando se trata de criar os três filhos, o bilionário admite que Melinda fez mais do que sua parte no trabalho de cuidar das crianças. “Minha mulher faz 80%”, disse Gates a estudantes de Harvard nesta semana.

“Meu filho mais velho se forma em Standford em junho, estão estou otimista de que ele não vai seguir meus passos”, afirmou. Fundador da Microsoft, Gates demorou dois anos para fazer três cursos de matemática e ciências da computação, mas nunca concluiu a graduação.

O bilionário afirmou, segundo a Business Insider, que ele e Melinda tiveram muitas conversas sobre o modelo que usariam para criar os filhos, que hoje têm 15, 18 e 22 anos.

Segundo Bill Gates, o casal escolheu um método dos anos 1970, chamado de “amor e lógica”. O sistema foi criado por três homens –um  psicólogo, um psiquiatra e um administrador de escola. A ideia central da técnica é exercer o controle emocional, minimizando reações mais explosivas como gritar e reprimir.

“Um dos maiores benefícios de aplicar a técnica é que ela nos ajuda a aprender como ter controle sobre as nossas emoções e sobre aquilo que falamos”, escreveu um dos idealizadores, Charles Fay, em seu blog.

Gates, porém, admite que ele e Melinda não conseguiram seguir essa linha perfeitamente. “Você pode se livrar de suas emoções? Não totalmente”, afirma.

Além de focar nos pais de temperamento curto, o modelo de "amor e lógica" enfatiza a importância de demonstrar amor incondicional e admirar as crianças por quem elas são, e não pelo que conseguem alcançar (ou deixar de alcançar) – como notas na escola.

“Muitas pessoas bem sucedidas sofreram com notas quando eram crianças”, afirma Fay. “O mais importante é que seu filho desenvolva um bom caráter, curiosidade e a habilidade de resolver problemas”. A ideia é fazer perguntas à crianças para que elas consigam encontrar sozinhas as soluções para seus problemas. Gates diz que este método é completamente diferente do qual seus pais usaram com ele.

Além de se pautar por esta técnica, o executivo impôs regras rígidas a seus filhos enquanto cresciam. Nenhum deles teve um celular até os 14 anos de idade. As crianças frequentaram a igreja católica com seus pais regularmente. E cada um deve receber cerca de US$ 10 milhões em herança de seus pais – bem menos do que os US$ 90 bilhões de patrimônio que a família Gates tem. “Queremos manter um equilíbrio entre eles terem a liberdade de fazer o que quiserem, mas sem jogar muito dinheiro em cima deles para que eles não façam nada”, disse Gates em uma palestra TED.

Texto e imagem reproduzidos do site: epocanegocios.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário