‘A educação é a única forma de mudar o mundo’ – diz
psiquiatra chileno Claudio Naranjo
Por Revista Prosa Verso e Arte
“Quando há amor na forma de ensinar, o aluno aprende mais
facilmente qualquer conteúdo”
– Claudio Naranjo
“A educação atual produz zumbis”
– Claudio Naranjo
A DIDÁTICA DO AFETO
O psiquiatra chileno diz que investir numa didática afetiva
é a saída para estimular o autoconhecimento dos alunos e formar seres autônomos
e saudáveis.
O psiquiatra chileno Claudio Naranjo tem um currículo
invejável. Formou-se em medicina na Universidade do Chile, especializou-se em
psiquiatria em Harvard e virou pesquisador e professor da Universidade de
Berkeley, ambas nos EUA. Desenvolveu teorias importantes sobre tipos de
personalidade e comportamentos sociais. Trabalhou ao lado de renomados
pesquisadores, como os americanos David McClelland e Frank Barron. Publicou 19
títulos. Sua trajetória pode ser classificada como irrepreensível pelo mais
ortodoxo dos avaliadores. Ele é, inclusive, um dos indicados ao Nobel da Paz
deste ano. É comum, no entanto, que Naranjo seja chamado, em tom pejorativo, de
esotérico e bicho grilo. Há mais de três décadas, ele e a fundação que leva seu
nome pregam que os educadores devem ser mais amorosos, afetivos e acolhedores.
Ele defende que essa é a forma mais eficaz de ajudar todos os alunos – não só
os melhores – a efetivamente aprender “e assim mudar o mundo”, como ele diz.
Claudio Naranjo entrevista concedida à Flávia Yuri
Oshima/Revista Época*
O senhor é psiquiatra e desenvolveu teorias importantes em
estudos de personalidade. Hoje trabalha exclusivamente com educação. Por que
resolveu se dedicar a esse tema?
Meu interesse se voltou para a educação porque me interesso
pelo estado do mundo. Se queremos mudar o mundo, temos de investir em educação.
Não mudaremos a economia, porque ela representa o poder que quer manter tudo
como está. Não mudaremos o mundo militar. Também não mudaremos o mundo por meio
da diplomacia, como querem as Nações Unidas – sem êxito. Para ter um mundo
melhor, temos de mudar a consciência humana. Por isso me interesso pela
educação. É mais fácil mudar a consciência dos mais jovens.
Quais os problemas do modelo educacional atual na opinião do
senhor?
Temos um sistema que instrui e usa de forma fraudulenta a
palavra educação para designar o que é apenas a transmissão de informações. É
um programa que rouba a infância e a juventude das pessoas, ocupando-as com um
conteúdo pesado, transmitido de maneira catedrática e inadequada. O aluno passa
horas ouvindo, inerte, como funciona o intestino de um animal, como é a flora
num local distante e os nomes dos afluentes de um grande rio. É uma aberração
ocupar todo o tempo da criança com informações tão distantes dela, enquanto há
tanto conteúdo dentro dela que pode ser usado para que ela se desenvolva. Como
esse monte de informações pode ser mais importante que o autoconhecimento de
cada um? O nome educação é usado para designar algo que se aproxima de uma
lavagem cerebral. É um sistema que quer um rebanho para robotizar. A criança é
preparada, por anos, para funcionar num sistema alienante, e não para
desenvolver suas potencialidades intelectuais, amorosas, naturais e
espontâneas.
Como é possível mudar esse modelo?
Podemos conceber uma educação para a consciência, para o
desenvolvimento da mente. Na fundação, criamos um método para a formação de
educadores baseado em mais de 40 anos de pesquisas. O objetivo é preparar os
professores para que eles se aproximem dos alunos de forma mais afetiva e
amorosa, para que sejam capazes de conduzir as crianças ao desenvolvimento do
autoconhecimento, respeitando suas características pessoais. Comprovamos por meio
de pesquisas que esse é o caminho para formar pessoas mais benévolas,
solidárias e compassivas. Hoje a educação é despótica e repressiva. É como se
educar fosse dizer faça isso e faça aquilo. O treinamento que criamos está
entre os programas reconhecidos pelo Fórum Mundial da Educação, do qual faço
parte. Já estive com ministros da Educação de dezenas de países para divulgar a
importância dessa abordagem.
E qual foi a recepção?
A palavra amor não tem muita aceitação no mundo da educação.
Na poesia, talvez. Na religião, talvez. Mas não na educação. O tema
inteligência emocional é um pouco mais disseminado. É usado para que os jovens
tomem consciência de suas emoções. É bom que exista para começar, mas não tem
um impacto transformador. A inteligência emocional é aceita porque tem o nome
inteligência no meio. Tudo o que é intelectual interessa. Não se dá importância
ao emocional. Esse aspecto é tratado com preconceito. É um absurdo, porque,
quando implementamos uma didática afetuosa, o aluno aprende mais facilmente
qualquer conteúdo. Os ministros da Educação me recebem muito bem. Eles
concordam com meu ponto de vista, mas na prática não fazem nada. Pode ser que
isso ocorra por causa da própria inércia do sistema. O ministro é como um
visitante que passa pelos ministérios e consegue apenas resolver o que é
urgente. Ele mesmo não estabelece prioridades. […]
Para quem decidiu ser professor, não seria natural sentir
amor, compaixão e vontade de cuidar do aluno?
Uma vez dei uma aula a um grupo de estudantes de pedagogia
na Universidade de Brasília. Fiquei muito decepcionado com a falta de
interesse. Vendo minha expressão, o coordenador me disse: “Compreenda que eles
não escolheram ser educadores. Alguns prefeririam ser motorista de táxi, mas
decidiram educar porque ganham um pouco mais e têm um pouco mais de segurança.
Estão aqui porque não tiveram condições de se preparar para ser advogados ou
engenheiros ou outra profissão que almejassem”. Isso acontece muito em locais
em que a educação não é realmente valorizada. Quem chega à escola de educação
são os que têm menos talento e menos competência. Não se pode esperar que
tenham a vocação pedagógica, de transmitir valores, cuidar e acolher.
O senhor diz que o sistema de educação atual desperdiça
talentos, rotulando-os com transtornos e distúrbios. Pode explicar melhor esse
ponto?
Humberto Maturana, cientista chileno, me contou que a
membrana celular não deixa entrar aquilo que ela não precisa. A célula tem um
modelo em seus genes e sabe o que necessita para construir-se. Um eletrólito
que não lhe servirá não será absorvido. Podemos usar essa metáfora para a
educação. As perturbações da educação são uma resposta sã a uma educação
insana. As crianças são tachadas como doentes com distúrbios de atenção e de
aprendizado, mas em muitos casos trata-se de uma negação sã da mente da criança
de não querer aprender o irrelevante. Nossos estudantes não querem que lhe
metam coisas na cabeça. O papel do educador é levá-lo a descobrir, refletir,
debater e constatar. Para isso, é essencial estimular o autoconhecimento,
respeitando as características de cada um. Tudo é mais efetivo quando a criança
entende o que faz mais sentido para ela.
Por que a educação caminhou para esse modelo?
Isso surgiu no começo da era industrial, como parte da
necessidade de formar uma força de trabalho obediente. Foi uma traição ao ideal
do pai do capitalismo, Adam Smith, que escreveu A riqueza das nações. Ele era
professor de filosofia moral e se interessava muito pelo ser humano. Previu que
o sistema criaria uma classe de pessoas dedicadas todos os dias a fazer só um
movimento de trabalho, a classe de trabalhadores. Previu que essa repetição
produziria a deterioração de suas mentes e advertiu que seria vital dar a eles
uma educação que lhes permitisse se desenvolver, como uma forma de evitar a
maquinização completa dessas pessoas. Sua mensagem foi ignorada. Desde então, a
educação funciona como um grande sistema de seleção empresarial. É usada para
que o estudante passe em exames, consiga boas notas, títulos e bons empregos. É
uma distorção do papel essencial que a educação deveria ter.
Há algo que os pais possam fazer?
Muitos pais só querem que seus filhos sigam bem na escola e
ganhem dinheiro. Acho que os pais podem começar a refletir sobre o fato de que
a educação não pode se ocupar só do intelecto, mas deve formar pessoas mais
solidárias, sensíveis ao outro, com o lado materno da natureza menos eclipsado
pelo aspecto paterno violento e exigente. A Unesco define educar como ensinar a
criança a ser. As Constituições dos países, em geral, asseguram a liberdade de
expressão aos adultos, mas não falam das crianças. São elas que mais necessitam
dessa liberdade para se desenvolver como pessoas sãs, capazes de saber o que
sentem e de se expressar. Se os pais se derem conta disso, teremos uma grande
ajuda. Eles têm muito poder de mudança.
Fonte: *Revista Época
“A crise que estamos enfrentando não é apenas econômica, mas
multifacetada e universal, e pode ser um sinal da obsolescência do conjunto de
valores, instituições e hábitos interpessoais que chamamos ‘civilização’.
Precisamos de uma mudança da consciência e o melhor caminho é a transformação
da educação, por meio de uma nova formação de educadores – orientada não só
para a transmissão de informações, mas para o desenvolvimento de competências
existenciais”
– Claudio Naranjo, no livro “A revolução que esperávamos”.
[tradução ?]. Brasília: Verbena Editora, 2015.
“A verdadeira crise é uma crise de relações humanas, a crise
de um mal antigo das relações humanas, uma incapacidade de fraternais, de
verdadeira relações amorosas, um mal antigo que agora se tornou crise porque se
tornou insustentável. É, pois uma crise de amor e o que fracassa é um modelo de
sociedade, o modelo patriarcal.”
– Claudio Naranjo, no livro “A revolução que esperávamos”.
[tradução ?]. Brasília: Verbena Editora, 2015.
Texto e imagem reproduzidos do site: revistaprosaversoearte.com
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