sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

O caminho que os remédios percorrem dentro de você

Já tinha parado para se perguntar isso? (Ilustração: Pedro Hamdan/SAÚDE é Vital)

Publicado originalmente no site da revista SAÚDE, em 29 dez 2017

O caminho que os remédios percorrem dentro de você

O aproveitamento de uma medicação pelo organismo é cheio de detalhes que fazem toda a diferença no tratamento de várias doenças

Por André Biernath 

Depois que engolimos os remédios, qual é o caminho que eles percorrem no nosso organismo antes de finalmente agirem contra a doença da vez? Sejam comprimidos, drágeas ou cápsulas, eles passam por poucas e boas até atingirem seu objetivo final. A gente explica! Olha só:

1. Porta de entrada

Comprimidos, drágeas e cápsulas acessam o corpo pela boca. Há alguns comprimidos mastigáveis ou sublinguais em que a absorção é bem rápida e ocorre logo de cara. Eles são usados em situações de emergência, como um infarto.

2. Túnel até a barriga

Os medicamentos passam pela garganta, descem pelo esôfago e chegam ao estômago. Lá, o ácido clorídrico quebra o comprimido em pedaços menores. As drágeas e cápsulas são resguardadas por películas, e isso impede que elas sejam destruídas nessa fase.

3. Prontos para ação

A etapa final do processo acontece no duodeno, o primeiro trecho do intestino delgado. Cápsulas e drágeas finalmente perdem seu envoltório e são assimiladas. A digestão dos comprimidos, que se iniciou no estômago, também é finalizada.

4. Missão dada…

Os princípios ativos caem na corrente sanguínea e passam a circular pelos vasos. Quando chegam ao local em que vão agir, se ligam a receptores presentes na superfície das células e desencadeiam uma série de reações. Sua missão terapêutica está cumprida.

Texto e imagem reproduzidos do site: saude.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário