Consultoria defende que rápidos avanços tecnológicos estão mudando
o mundo em que vivemos (Foto Jeff J. Mitchell/Getty images).
Publicado originalmente no site da revista Época Negócios, em 14/12/2017
Conheça as tendências que vão guiar as mudanças no futuro
A economia baseada na ética e a busca da máquina por
significado estão entre as novidades observadas pelo etudo Fjord Trends 2018
O futuro já tira o seu sono à noite? Seja qual for a
resposta, vale ficar de olho no que vem pela frente — pois não será pouco.
Nesta semana, a consultoria Accenture divulgou a décima edição do estudo
"Fjord Trends 2018". O documento analisa tendências digitais que
devem impactar os negócios, a tecnologia e o design nos próximos anos.
O objetivo é decifrar os fatores que influenciam as empresas
e a sociedade. A consultoria defende que rápidos avanços tecnológicos estão
mundando o mundo em que vivemos, "provocando maravilhas e angústias com
relação às possibilidades". Algumas das novidades incluem a inteligência
artificial, blockchain e a presença dos algoritmos.
"Cada uma de nossas tendências para 2018 nasce de uma
tensão fundamental", diz Mark Curtis, diretor de clientes da Fjord, em
comunicado. "Digital versus físico, humano versus máquina, centralizado
versus descentralizado, velocidade versus técnica, automação versus controle,
rastreabilidade versus anonimato. Os vencedores em 2018 serão aqueles que
melhor navegarem nestas tensões e aproveitarem a oportunidade de criar
coletivamente o mundo em que estaremos vivendo."
Confira as sete maiores tendências identificadas:
1. O mundo físico revida
Segundo o documento, o digital já foi o centro das atenções
por tempo suficiente. Agora, é hora de misturar o digital com o físico.
2. Computadores têm olhos
As máquinas agora podem entender imagens sem qualquer ajuda
humana.
3. Escravos do algoritmo
A consultoria questiona como os gestores desenvolvem uma
estratégia de marketing para conquistar os algoritmos, que não respondem aos
esforços convencionais.
4. A busca da máquina por significado
Embora a inteligência artificial vá mudar nossos empregos,
não precisa eliminá-los. Devemos colaborar com as máquinas "para nosso
próprio desenvolvimento", de acordo com o estudo.
5. Em transparência, nós confiamos
O blockchain pode criar a transparência que irá "limpar
o nevoeiro da ambiguidade da Internet, recuperar a confiança perdida e reparar
relações com o público".
6. A economia de ética
Enquanto as empresas sentem a pressão de assumir posições a
respeito de questões políticas e sociais, os consumidores escolhem marcas que
se alinham com suas crenças.
7. Design fora da caixa
Segundo o estudo, em um mundo em que todos pensam que são
designers, os profissionais de hoje precisam evoluir como trabalham, aprendem e
se diferenciam para continuar tendo impacto.
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