sábado, 21 de outubro de 2017

Jennifer Lawrence e a lembrança de um começo 'humilhante' como atriz



Publicado originalmente no site Huffpost brasil, em 17/10/2017.

O discurso de Jennifer Lawrence e a lembrança de um começo 'humilhante' como atriz

"Ainda estou aprendendo que não tenho que sorrir quando um homem me deixa desconfortável."

Andréa Martinelli (Editora no HuffPost Brasil)

Ela tem 27 anos. É uma das atrizes mais bem pagas do mundo, já entrou para o Guiness Book; é dona de um Oscar e de outras três indicações ao prêmio mais importante da indústria do cinema. Mas, em sua trajetória, Jennifer Lawrence já permitiu que algumas pessoas a tratassem "de uma certa maneira" porque sentia que fazia isso "por sua carreira".

"Quando eu era muito mais nova e estava começando, os produtores de um filme queriam que eu perdesse seis quilos em duas semanas", disse, em discurso em um evento para mulheres de Hollywood, organizado pela revista Elle em Los Angeles, nos Estados Unidos, na noite desta segunda-feira (16).

Com seu discurso, a atriz protagonista de Mãe!, novo longa de Daren Aronofsky, entrou para o grupo de mulheres que, após as acusações contra o produtor Harvey Weinstein se tornarem públicas, decidiu abrir o jogo sobre algo normalizado nos bastidores da indústria cinematográfica de Hollywood: abusos sexuais e psicológicos.

"Durante esse período [início de sua carreira] uma produtora me fez ensaiar falas [de um roteiro para um filme] nua com cerca de cinco mulheres que eram muito, muito mais magras do que eu. Fomos colocadas lado a lado com apenas uma fita para cobrir nossas partes íntimas", relata. "Depois desse paredão degradante e humilhante, a produtora me disse que eu deveria usar minhas fotos nua como motivação para fazer uma dieta".

Após o constrangimento, Lawrence disse que tentou levar o problema para outro produtor, com a intenção de expor o quão inadequadas eram. "Ele disse [o produtor] que não sabia por que todos achavam que eu era tão gorda, ele achava que eu era ''perfeitamente comível'. Eu me deixei ser tratada desta maneira porque senti que tinha que fazer isso pela minha carreira", constata.

"Ele disse [o produtor] que não sabia por que todos achavam que eu era tão gorda, ele achava que eu era ''perfeitamente comível'.

A atriz, que conseguiu um papel em um filme pela primeira vez aos 18 anos, em Garden Party (2008), revelou que essa não foi a única vez em que foi exposta a situações constrangedoras no início de sua carreira. Ela ainda afirmou que se sentiu "presa" por não ter influência ou poder suficiente para lutar contra o sistema. "Não conseguiria ter feito com que mandassem embora um produtor ou diretor", disse.

Hoje, ela ainda segue em aprendizado. "Ainda estou aprendendo que não tenho que sorrir quando um homem me deixa desconfortável. Todo ser humano deve ser tratado com respeito. Em um mundo perfeito, cada um deveria poder ser tratado com respeito. Mas até que cheguemos a isso, eu vou emprestar meus ouvidos a qualquer garoto, garota, homem ou mulher que não sinta que pode se proteger sozinho".

Ao finalizar seu discurso, Lawrence, que foi uma das oito mulheres premiadas no evento, afirmou:

"Juntos vamos parar este tipo de comportamento. Pararemos de normalizar estas situações terríveis. Mudaremos a narrativa por todas estas pessoas que perseguem seus sonhos".

Texto e imagens reproduzidos do site: huffpostbrasil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário