sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Entrevista com Sofia Coppola: "Admiro a Priscilla por ter deixado o Elvis"

Crédito da foto: © Getty Images

Publicação compartilhada do site da revista VOGUE, de 10 de janeiro de 2024 

Entrevista com Sofia Coppola: "Admiro a Priscilla por ter deixado o Elvis".

Por Lolita Mang 

Para assinalar a estreia de Priscilla, a Vogue falou com Sofia Coppola durante a sua estadia em Paris. Conheça a realizadora.

Sofia Coppola é uma daquelas artistas que não intelectualiza o seu processo criativo. Esses artistas existem, mas são poucos e raros. Quando os jornalistas apontam semelhanças entre os seus filmes, fica muitas vezes espantada: "Oh, não tinha reparado". É como se o seu cinema fosse o cinema do inconsciente. No entanto, é difícil ver nas trajetórias de suas personagens femininas um destino inconsciente, tanto que elas se sustentam nas mesmas etapas, nos mesmos obstáculos específicos da experiência das mulheres. Em Priscilla - que chega aos cinemas NOS a 7 de março - uma cena da emancipação é pontuada por I Will Always Love You de Dolly Parton. No ecrã, uma mulher, Priscilla Beaulieu, que deixa Graceland de uma vez por todas. Na banda sonora, uma mulher também, e não menos importante: Dolly Parton, compositora e intérprete do êxito I Will Always Love You, ela própria admiradora de Elvis Presley. Mais ainda, ela adorava-o. Reza a história que o "Rei do Rock'n'Roll" esteve muito perto de fazer um cover de I Will Always Love You, o que deixou a cantora country muito feliz. Mas na véspera da famosa gravação, o empresário de Elvis Presley, mais conhecido por "Coronel", telefonou a Dolly Parton e exigiu obter os direitos de edição da canção. Parton recusou, fazendo uma das escolhas mais importantes da sua carreira. Afinal de contas, foi Whitney Houston que fez um cover da música em 1992. A canção tornou-se objeto de culto quase instantaneamente, e fez de Dolly Parton uma das mulheres mais ricas dos Estados Unidos. Será que Sofia Coppola sabia deste episódio histórico quando escolheu a canção de culto de Parton para encerrar o seu último filme? Essa é a pergunta que gostaríamos de lhe ter feito.

Priscilla Beaulieu, um arquétipo cinematográfico de Sofia Coppola

Corria o ano de 1985 quando o livro Elvis and Me foi publicado nos Estados Unidos, quase para indiferença geral. Escrito por Priscilla Beaulieu, com a ajuda de Sandra Harmon, este livro de memórias traça a polémica relação entre a jovem mulher e o cantor - sem dúvida a coisa mais próxima que a América alguma vez viu de um casal da realeza. O caminho de Priscilla cruzou-se com o de Elvis quando ela tinha apenas 14 anos e ele 24, mudando-se pouco depois para Graceland, onde terminou a sua adolescência antes de casar com o homem que ainda considerou, em 2023, "o grande amor da sua vida".

Elvis and Me, Sofia Coppola lembra-se de ter lido há alguns anos: "Fiquei surpreendida ao descobrir como era fácil identificar-me com ela. Embora este casal seja muito famoso na cultura americana, eu não sabia nada sobre a história de Priscilla. Não fazia ideia, por exemplo, que ela tinha vivido na Graceland quando ainda andava na escola secundária", explicou em Paris. No entanto, Priscilla tem todas as características de uma heroína coppolesca, ou quase. De jovem adolescente a mulher adulta, viveu uma vida reclusa numa prisão dourada. Os seus tormentos, tal como o seu tédio, são em tudo semelhantes aos das irmãs Lisbon em The Virgin Suicides, ou aos de Marie Antoinette, como outra figura da realeza: "Há uma ligação entre todos os meus filmes, isso é certo. Quando comecei a pensar em Priscilla, perguntei-me se não seria demasiado semelhante a Marie Antoinette. Mas, para mim, é diferente: A Priscilla queria ir para Graceland. Ela tem sempre uma escolha e, de facto, é ela que escolhe ir.

Não é difícil encontrar o que as heroínas de Sofia Coppola têm em comum. Filha do cineasta Francis Ford Coppola, passou a sua infância nas rodagens dos filmes do pai, espalhados por todo o mundo. Criada num mundo de homens, optou desde cedo por retratar apenas a vida das mulheres, por vezes confinadas a culturas que não foram feitas para elas. Priscilla não é exceção, onde a personagem principal, interpretada pela impressionante Cailee Spaeny (vencedora da Taça Volpi de Melhor Atriz no Festival de Veneza), se vê presa entre duas culturas masculinas por excelência: a religião, por um lado, e a música rock, por outro. Considerada por Elvis Presley como um símbolo de pureza suprema, é-lhe recusado o direito de o acompanhar a Hollywood, onde ele aproveita a sua solidão para a trair. Em muitos aspectos, a Priscilla de Coppola assemelha-se à jovem noiva interpretada por Scarlett Johansson em Lost in Translation, relegada para o seu quarto no Park Hyatt de Tóquio enquanto o seu marido fotógrafo desaparece para trabalhar com uma série de celebridades. Uma relação fictícia inspirada no casamento de Sofia Coppola com o cineasta Spike Jonze, que terminou em 2003.

Por trás das fachadas douradas, a violência

Do Château Marmont em Somewhere ao Château de Versailles em Marie-Antoinette, sem esquecer a villa de Paris Hilton em Bling Ring, Sofia Coppola desenvolveu um gosto por lugares que vê como prisões douradas: "O que se passa por trás das aparências? Qual é a diferença entre um conto de fadas e a vida real? Os locais são filmados como personagens por si só. No caso de Priscilla, a realizadora tentou recriar as paredes de Graceland em Toronto - mas numa escala muito maior: "Nunca tinha feito isso antes, construir um cenário de raiz", confessa. Mas foi o diretor de fotografia Philippe Le Sourd, com quem Sofia Coppola trabalha desde o seu filme The Beguiled (2017), que completou a atmosfera única do local.

Como Priscilla Beaulieu escreveu nas suas memórias, e como Sofia Coppola mostra no ecrã, o que se esconde por trás do portal único de Graceland é a violência de um homem impulsivo que goza do seu próprio domínio sobre aqueles que o rodeiam: "Agarrou-me pelo braço, empurrou-me violentamente para a cama e explicou com gestos fortes que eu tinha atirado as almofadas com demasiada força. No calor da discussão, bateu-me no olho", lê-se numa passagem de Elvis and Me, que Coppola transcreveu fielmente para o ecrã. As adaptações de Coppola são quase sempre fiéis. De The Virgin Suicides, de Jeffrey Eugenides, a Marie Antoinette, de Evelyne Lever, a realizadora gosta de usar os diálogos das obras que adapta para o grande ecrã, por vezes até à última palavra. Mais adiante, Priscilla escreve: "Só muito mais tarde é que percebi a importância de ele me mostrar que ainda tinha o controlo da situação. Sempre que eu expressava a minha opinião de uma forma demasiado brutal, ele lembrava-me que pertencia ao sexo forte e que eu, como mulher, tinha de ficar no meu lugar".

Feminismo sem nome

Priscilla deve ser visto como um filme feminista? Sofia Coppola mantém-se discreta sobre esta questão. Mas tem-no feito desde o seu primeiro filme: retratar a vida de mulheres condenadas ao silêncio pela história. É uma obsessão que atravessa toda a sua filmografia. Um exemplo é a sua curta-metragem Lick the Star, que mostra um grupo de raparigas adolescentes a conspirar para envenenar todos os rapazes do liceu. Um ato vingativo e revolucionário, cortado pela raiz pela rivalidade feminina. Uma história que ecoa em The Beguiled, outra adaptação da realizadora, em que as raparigas de um colégio interno são confrontadas com a chegada de um soldado ferido, alterando as suas vidas. É um lembrete sombrio de que as mulheres nunca podem ser vitoriosas num mundo governado pelo patriarcado.

No entanto, é preciso dizer que, com o tempo, o cinema de Sofia Coppola se tornou mais otimista. Enquanto as heroínas de The Virgin Suicides estavam condenadas a uma morte certa, a heroína de On The Rocks, filme discretamente lançado na Apple TV + em 2020, encontra o marido antes do final do filme, as suas suspeitas de infidelidade dissipadas. Neste legado, Priscilla está do lado otimista, uma vez que continua a controlar o seu próprio destino. Nesta história, é a saída [de Priscilla] da Graceland que fascina a cineasta mais do que qualquer outra coisa: "Admiro-a pela sua coragem em deixar Elvis, porque afinal, era tudo o que ela conhecia".

À medida que os minutos passam, a conversa de Sofia Coppola desvia-se de Priscilla, dos seus filmes e dos últimos lançamentos cinematográficos do ano. Lamenta não ter visto (ainda) Anatomy of a Fall, de Justine Triet. Embora a heroína interpretada por Sandra Hüller pareça muito distante das da realizadora americana, inspira uma última pergunta: poderemos ver mulheres sombrias e maquiavélicas no centro das próximas histórias de Sofia Coppola? "Sabe, quase adaptei um romance de Edith Wharton, The Custom of the Country. Há uma mulher bastante terrível no centro da história. Mas a empresa com que estava a trabalhar não aceitava fazer um filme com uma mulher tão pouco amável como protagonista", confessa, sem nomear a Apple TV+, que financiaria o projeto de adaptação. "Interessa-me sempre mais a ideia de retratar mulheres. Identifico-me mais facilmente com as suas histórias. E é ainda mais interessante se pudermos ver todas as suas facetas!", acrescenta.

Priscilla é um filme que quase não chegou a ver a luz do dia por falta de dinheiro: "Perdemos o financiamento mesmo antes da rodagem. Foi muito complicado, não vou escondê-lo", explica Sofia Coppola. Embora os filmes da realizadora estejam longe de ser comerciais, poder-se-ia pensar que o seu nome, por si só, é suficiente para abrir todas as portas da indústria cinematográfica, especialmente as dos produtores: "A indústria cinematográfica americana é demasiado tradicional. É preciso preencher caixas e cumprir requisitos muito específicos. Hoje em dia, as pessoas olham para os algoritmos para ver se querem investir no filme. Fico contente por ainda existirem audiências como o público francês. São mais aventureiros do que nós". Devemos culpar um sistema de produção americano obsoleto, ou os lugares de decisão serem ainda ocupados por homens que não se interessam por histórias que não lhes dizem respeito? Tal como Sofia Coppola, desta vez deixamos a questão em aberto.

Texto e imagem reproduzidos do site: www vogue pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário