sábado, 2 de julho de 2022

Ator argentino Ricardo Darín comenta a atual polarização política...

Legenda da foto: Ricardo Darín - (Crédito da foto: David Fernández)

Publicado originalmente no site PAPO DE HOMEM, em 04 de Abril de 2017

"Somos seres políticos. Mas fomos atravessados pelo partidarismo, pelo separatismo, por ressentimentos"

Em entrevista ao Clarín, o ator argentino Ricardo Darín comenta a atual polarização política na América Latina

Nota editorial: 

Esse texto foi publicado em 2017, a partir de trechos de uma entrevista de em que se discutia a polarização da América Latina e o plebiscito colombiano. Em 2022, ano de eleição, alguns dos dilemas de 5 anos atrás voltam a aparecer e, portanto, acreditamos que vale reviver essa colocação. 

Acreditamos que quebrar a dualidade de “ou se está comigo ou se é meu inimigo” é uma reflexão atemporal e é da maior importância. Além disso, Darón nos provoca a pensar “como vamos lidar com isso, como vamos resolver esse problema?” 

Conseguimos evoluir e nos afastar dessa dinâmica perversa nos últimos 4 anos? Como vamos lidar com isso nas conversas que virão (e que precisarão ser encaradas de frente)?

NÃO é sobre se abster da política, tampouco é sobre nivelar lados que não são equivalentes. Vamos lembrar que essa reflexão começa com “Somos seres políticos” e “a realidade exige que nos definamos”. 

Partindo disso, como podemos fomentar consciência política e buscar consenso sem reduzir todas as disputas a um binarismo de “aliados X inimigos”?

Nos últimos dias, a população paraguaia incendiou o Congresso Nacional após a aprovação da reeleição presidencial no país, chamado por eles de "golpe parlamentar". Na mesma semana, a Venezuela passou por mais um episódio em sua atual situação ditatorial, quando o Supremo Tribunal de Justiça assumiu as funções do Parlamento e retirou a imunidade dos deputados, decisão revogada pelo Tribunal dias depois.

Em outubro do ano passado, a Colômbia votou "não" pelos processos de paz com as FARC, fato que polarizou ainda mais o país na questão do narcoterrorismo. 

Por aqui, bem, todos sabemos das questões políticas atuais e o acirramento nas conversas e pensamentos políticos vindos desde 2013, 2014. Na Argentina não está sendo diferente, com protestos constantes causados pela instabilidade econômica, com atos pró e contra o atual presidente do país, Mauricio Macri.

Estamos em um momento muito sensível, é preciso assumir. E, disso, o ator argentino Ricardo Darín, em entrevista, diz seu ponto de vista sobre a polarização e truculência no trato com a polícia na América Latina:

“A realidade exige que nos definamos. Temos de ser politizados, somos seres políticos. Mas fomos atravessados pelo partidarismo, pelo separatismo, por ressentimentos.

Ou está comigo ou é meu inimigo.

Este é o maior mal com o qual temos de conviver hoje em dia. Sair desta dinâmica perversa vai nos tomar tempo. Se quem está no comando político não fizer manifestações claras, contundentes, e indicar que precisamos sair desta estupidez, vai demorar ainda mais tempo.”

A entrevista completa dá pra ler, em espanhol, no site do Clarín. A tradução do trecho foi tirada da newsletter do Meio.

Leitura complementar:

Para entender política;

Qual a importância de se interessar por política?;

Como funcionam as câmaras e prefeituras nos nossos vizinhos da América do Sul;

Texto e imagem reproduzidos do site: papodehomem.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário