terça-feira, 24 de abril de 2018

Love | Drama erótico em 3D











Publicado originalmente no site Blah Cultural, em 07/08/2015

Love | Drama erótico em 3D

Por Wilson Spiler

O polêmico diretor Gaspar Noe está de volta com Love (Love), um drama erótico com cenas de sexo explícito em 3D, que relata uma história de amor de maneira jamais vista antes nos cinemas: do ponto de vista sexual.

A primeira exibição do filme aconteceu no Festival de Cannes em abril desse ano, e foi a sessão mais disputada, com filas de mais de três horas, além de ter sido o filme mais comentado pela imprensa e mercado presentes no festival.

A distribuidora Imovision que já enfrentou polemicas relacionadas ao erotismo nos cinemas quando lançou o sucesso “Azul é a Cor Mais Quente” (vencedor da Palma de Ouro em 2013), adotou uma estratégia diferenciada para promoção de lançamento do filme Love no Brasil e vai realizar pré-estreias em todo o país no dia 06/09, à meia-noite, data sugestiva e conhecida desde 2008 como Dia do Sexo.

O Brasil será o segundo país a lançar Love em circuito comercial após a França. Dessa vez, Noe nos apresenta a história de Murphy (Karl Glusman), que está frustrado com a vida que leva ao lado da mulher (Klara KrisTin) e do filho. Um dia ele acorda com um telefonema da mãe de sua ex-namorada, Electra (Aomi Muyock), perguntando se ele sabe onde ela está já que a garota desapareceu a meses. Eles não se veem a anos, mas a ligação desencadeia uma forte onda saudosista em Murphy, que começa a relembrar fatos marcantes do relacionamento que viveu com Electra durante 2 anos: uma paixão repleta de promessas, jogos, excessos e erros.

Nota do diretor

“Durante anos eu sonhei em fazer um filme que reproduziria por completo a paixão de um jovem casal apaixonado, com todos os seus excessos físicos e emocionais. Um tipo de amor louco, como a quintessência que eu e meus amigos vivemos um dia. Um melodrama contemporâneo incorporando múltiplas cenas de amor e transcendendo a divisão ridícula que diz que nenhum filme normal pode conter abertamente cenas eróticas, mesmo que todo mundo ame fazer sexo. Eu quero um filme que o cinema raramente se permitiu, por razões legais ou comerciais: filmar a dimensão orgânica de estar apaixonado. Embora, na maioria dos casos, é aqui que a essência da atração de um casal se engana. A ideia inicial era mostrar paixão intensa de um jeito natural – animal, lúdico, com alegrias e lagrimas. Diferente dos meus outros filmes, dessa vez é sobre nada mais que violência sentimental e amar em êxtase.

Apesar do budget modesto, esse filme colorido, em CinemaScope, foi filmado em 3D graças às mais recentes câmeras. Eu espero que essa decisão crie uma experiência mais imersiva para o expectador. Fascinado por imagens tridimensionais por anos, eu tirei uma sucessão infinita de fotos em 3D, analógicas e digitais. As apostas são ainda maiores, e a experiência mais preocupante, quando alguém está filmando um ente querido que está morrendo. Voltando mais tarde para as imagens, a pessoa tem a sensação de ter retido uma parte quase viva da pessoa dentro de uma pequena caixa. Uma imagem tridimensional dá a impressão, embora ilogicamente infantil, de ter apreendido um momento do passado melhor do que qualquer imagem plana poderia. Enquanto o filme relata a história de um amor perdido, eu senti que o 3D permitiria ao espectador um maior senso de identificação com o personagem e seu estado nostálgico.  Da mesma maneira que narração e a escolha da música são utilizados para melhor refletir o fracasso emocional do protagonista, tão perdido em seus atos quanto em seus pensamentos.

Mais que em meus filmes anteriores, eu devo o resultado aos ousados e confiáveis atores Aomi, Klara e Karl, que divertidamente aceitaram interpretar os três papeis principais. Graças ao comprometimento, carisma e talento deles, LOVE se tornou 100 vezes melhor do que eu poderia esperar. Para a existência do filme, devo isso ao único Maraval que você vai ter a sorte de ve-lo na tela grande e em 3D.

De todos os meus filmes, esse é o mais próximo do que eu pude conhecer da existência, e também o mais melancólico. Me dá grande prazer poder dividir esse pequeno túnel de alegria e êxtase, acidentes e erros”.

Na imprensa internacional

“Quem diria que essa obra 3D sexualmente explícita seria o filme mais dócil de Noe?” – Variety

“A concepção de sentimento e romance de Noe faz o filme ser verdadeiramente transgressivo sobre as suas políticas de gênero e sexualidade.” – The Playlist

“Love contém algumas das mais belas cenas de sexo na história do cinema” – The Hollywood Reporter

“Romantismo explosivo altamente sexual em 3D” – Liberation

“Um filme polêmico e inteiramente bem-sucedido” – Positif

“O imprevisível Noe ataca novamente com essa história de amor em todos os seus excessos.” – Studio Cine Live

“Mais uma vez, Noe revela-se sem sombra de dúvidas um diretor brilhante com o seu próprio universo visceral e íntimo.” – L’Express

FICHA TÉCNICA:

Título original: Love
Direção, roteiro e edição: Gaspar Noe
Produção: La Petite Reine, RT Features, Wild Bunch
Gênero: Drama erótico
País: França/Argentina
Ano: 2015
COR
Duração: 134 minutos
Elenco: Karl Glusman, Aomi Muyock e Klara Kristin

Assista ao trailer:


Texto, fotos e vídeo reproduzidos dos sites: blahcultural.com e youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário