segunda-feira, 14 de agosto de 2017

A importância de saber dizer ‘não’ aos filhos

Criação permissiva alimenta a 'síndrome do pequeno imperador' (Foto: Pixabay).

Publicado originalmente no site Opinião e Notícia, em 13 de agosto de 2017.

Filhos Mimados.

A importância de saber dizer ‘não’ aos filhos.

Psicóloga aponta que dificuldade em dizer 'não' aos filhos faz com que eles fiquem dependentes e os torna menos preparados para a vida adulta.

Pais de classe média que não conseguem dizer “não” aos seus filhos estão prejudicando a formação deles. É o que indica a psicóloga britânica especializada em desenvolvimento infantil Amanda Gummer. Para ela, esse tipo de comportamento permissivo faz com que os filhos estejam menos preparados para a vida adulta.

“Crianças desobedientes são cada vez mais propensas a serem filhas dos chamados ‘pais helicóptero’”, disse a psicóloga ao jornal britânico Daily Mail. “São aqueles pais que dão atenção intensiva e individualizada para seus filhos e paciência para todos os seus caprichos, alimentando a ‘síndrome do pequeno imperador’”, explica Gummer.

Com base em sua experiência trabalhando com professores de escola primária, a psicóloga afirma que muitos professores consideram que o mal comportamento em sala de aula não decorre dos próprios alunos, mas de seus pais. Além disso, destaca que a atitude e o comportamento de pais de classe média é mais espantoso que dessas crianças.

Para alguns pais, a dificuldade em dizer ‘não’ aos seus filhos é tão grande que chega provocar situações inusitadas. Recentemente, o colunista do jornal Globo Ancelmo Gois publicou um caso no Rio de Janeiro de uma mãe que pediu para que um tradicional colégio no bairro da Tijuca, Zona Norte, proibisse a presença de pipoqueiros na porta durante a entrada dos alunos, para que seu filho não pedisse mais que ela comprasse pipoca. Tudo isso porque a mãe simplesmente não conseguia dizer não. Esse é um típico exemplo de “pai helicóptero”.

“Eles são implacavelmente ambiciosos em relação ao futuro dos seus filhos – sem imaginar o quão ruim o mimo é na preparação deles para os compromissos da vida”, afirmou Gummer.

Ela ainda alerta que esse estilo de criação pode gerar crianças incapazes de tomar decisões ou de mostrar independência, mas destaca também que é pouco discutido o quão agressivos e difíceis de lidar os filhos de pais helicóptero podem ser na escola. “Essas crianças têm dificuldades em sala de aula porque não aceitam a possibilidade de não serem a ‘número 1’”, diz a psicóloga.

Um estudo recente do Departamento de Educação da Inglaterra revelou que pelo menos 35 crianças por dia são expulsas da escola por mau comportamento, sendo quase um quinto delas de alunos da escola primária. Para Gummer, esses números podem ser resultado de má educação dos pais. “Muitas dessas crianças nunca ouviram a palavra ‘não’ direcionadas a elas em casa”, diz Gummer.

Além disso, outros estudos sugerem que pais que exercem muito controle sobre a vida das crianças podem causar-lhes sérios danos psicológicos mais tarde.”Crianças precisam de regras, limites e oportunidades de sentir frio, fome, cair e se machucar, para assim aprender com seus próprios erros”, conclui a psicóloga.

Texto e imagem reproduzidos do site: opiniaoenoticia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário